Você já conhece o refil de bolsa?

O refil de bolsa é um organizador que ajuda a não esquecer nada na hora de trocar de bolsa. É como uma bolsa dentro da bolsa: na hora de trocar, você leva só o “refil”.

Boa sugestão para o Dia das Mães, não é?

refil de bolsa 639

Vasculhei a internet atrás de referências, fotos e tutoriais, mas nada do que vi parecia estar suficientemente preparado para o desfio de ser a bolsa perfeita. Resolvi fazer o meu!

Primeiro, queria me livrar das alças, fechos e botões. A última coisa que eu quero é, depois de abrir a bolsa, ter que abrir mais alguma coisa para pegar minha carteira, né? Depois, improvisar uma necessaire, fazendo um bolso com zíper. Os outros pré-requisitos eram um prendedor de chave (detesto ficar revirando a bolsa na porta de casa) e fácil acesso aos lenços de papel e ao caderninho. Afinal, nunca se sabe quando vem um espirro ou uma idéia genial!

Esse é o resultado:

refil de bolsa 640edit

Refil de bolsa
  • 1 metro de tecido (aproveite retalhos! não compre nada!)
  • Entretela
  • Manta acrílica
  • Viés
  • Zíper de 25 cm

Tempo
2 horas

Usei retalhos que sobraram de outros tutoriais aqui do blog. Tenho certeza que você tem vários restinhos de tecido em casa. Use eles mesmo!

Confira aqui as medidas a seguir.

Parte interna

Vamos ao cortes:

1 peça de 43 cm x 25 cm para a base (liso)
1 peça de 12 cm x 25 cm para o bolso envelope pequeno (bolinha)
1 peça de 16 cm x 25 cm para o bolso envelope grande (xadrez)
1 peça de 12 cm x 25 cm para a parte de baixo do bolso de zíper (bolinha)
1 peça de 5 cm x 25 cm para a parte de cima do bolso de zíper (xadrez)
1 zíper de 25 cm
Meio metro de viés

Comece marcando a peça maior: 18 cm de lado, 7 cm de fundo e mais 18 cm de lado. Isso vai ajudar você a posicionar as peças dos bolsos. Marque também a distância que os bolsos vão ficar das bordas, para que fiquem na mesma altura. Feitas as marcações, posicione as peças dos bolsos em cima da peça maior.

refil de bolsa 573

Agora, vamos trabalhar o bolso com zíper.

Para pregar o zíper, coloque a tira menor do bolso em cima do zíper, como na foto, prendendo com alfinete. Lembre-se de que o tecido precisa estar com a parte da frente para baixo.

refil de bolsa 575

Veja também: