Já estava com saudade da série “Tudo sobre” do Quero aprender a costurar, aqui no Como Faz? O primeiro do ano vai ser sobre um dos meus truques preferidos: Entretela.

Estojo de manicure

Se você já acompanha o blog há algum tempo, certeza que já percebeu que eu gosto de trabalhar com entretela. Ela ajuda muito a segurar os pontos e a deixar o tecido mais firme. O produto final da peça fica sempre melhor. Quer que um estojo fique estruturado ou que as alças de uma bolsa fiquem firmes? É da entretela que você precisa.

A entretela é um tecido de algodão, engomado, originalmente usado para montar colarinhos para camisas.

woven entretela colarinho2

Antigamente as entretelas eram engomadas com maizena e coladas no tecido com o calor do ferro de passar roupa. Hoje as entretelas usam resinas termocolantes e são coladas usando máquinas feitas especialmente para esse fim: as fusionadeiras.

A entretela é normalmente vendida em rolos, como os tecidos comuns ou já cortadas no formato de colarinho. Os grandes fabricantes de camisas costumam cortar o tecido com facas especiais, já no formato dos seus modelos.

woven entretela rolo

Nem toda entretela é termocolante

As entretelas sem cola são fixadas ao tecido direto na costura. Elas são mais indicadas quando você quer dar firmeza sem alterar as características do tecido. Entre as vantagens da entretela sem cola é que ela não corre o risco de ficar marcada, como acontece com a termocolante quando você passa o ferro em cima de um amassado. Ela também permite que você corte o excesso rente aos pontos, deixando a peça mais leve. A desvantagem é que fica um pouco mais difícil de costurar e você vai precisar alinhavar para garantir que ela não vai sair do lugar enquanto você passa na máquina. Só alfinete fica muito difícil, tem que alinhavar, não tem muito jeito de economizar trabalho aqui.

Na hora de comprar uma entretela termocolante, preste atenção na qualidade: observe a cor, a uniformidade na aplicação de sua resina, e pergunte ao vendedor sobre a qualidade da colagem (colas ruins fazem bolhas!) e resistência às lavagens.

Algodão ou TNT?

Tanto a entretela termocolante como a sem cola podem ser encontradas em dois tipos: em TNT (não-tecido, imagem de cima) e em algodão (tecido, imagem de baixo)

woven non woven

As entretelas de algodão se comportam exatamente como o tecido. A termocolante é super fácil de aplicar e também é fácil de remover se algo ter errado. É só puxar pelo cantinho que ela sai. Ela também amarrota menos. A única desvantagem é mesmo o preço e a disponibilidade: não é em todo lugar que tem e, quanto tem, é carinha.

As entretelas de TNT tem várias grossuras, são baratas e você acha em qualquer armarinho. As desvantagens são os amassados (especialmente nas curvinhas da costura) e a fragilidade. Elas rasgam mais facilmente do que as de tecido. Se você for retirar depois de colada, por exemplo, não tem como usar de novo. Tem que jogar fora.

E ai, gostou? Mais alguma dúvida?

Veja também: