Tudo sobre entretela

Já estava com saudade da série “Tudo sobre” do Quero aprender a costurar, aqui no Como Faz? O primeiro do ano vai ser sobre um dos meus truques preferidos: Entretela.

Estojo de manicure

Se você já acompanha o blog há algum tempo, certeza que já percebeu que eu gosto de trabalhar com entretela. Ela ajuda muito a segurar os pontos e a deixar o tecido mais firme. O produto final da peça fica sempre melhor. Quer que um estojo fique estruturado ou que as alças de uma bolsa fiquem firmes? É da entretela que você precisa.

Continuar……

Como pregar botões

Pregar botões é uma arte.

Não pode ficar muito apertado, nem muito frouxo. Não pode ficar torto e tem que estar no lugar certinho.

Essa é uma técnica bem simples e que não tem como errar. É só seguir o passo-a-passo.

Como pregar botões

O “xis” para iniciar e o arremate embaixo são os truques: O primeiro ajuda a marcar o lugar onde os pontos vão subir e descer e o segundo deixa o botão bem preso, mas com uma folguinha para abotoar. Inteligente, não é?

A imagem está por toda parte no Pinterest. Tentei seguir os links para achar a fonte e fui parar em um Pinterest chinês! O link que tem no desenho é também de um blog chinês.

Se você está começando a costurar agora, tem mais algumas dicas bacanas para consertar e customizar roupas aqui no Como Faz:

Você tem alguma dica?

10 coisas que você precisa para começar a costurar

Este post foi escrito em parceria com os amigos do Dsconto, para você que quer começar a costurar mas ainda não sabe o que precisa ter a mão para começar a se aventurar!

É uma listinha de 10 ferramentas básicas que vão ajudar você a começar com o pé direito.

Quero aprender a costurar - Tudo sobre agulhasarremateTudo sobre fitas métricas

Vamos lá!

 

1. Tesoura de costura

Quero aprender a costurar - Tudo sobre tesouras

Essa tesoura tem o pegador um pouco mais levantado em relação as lâminas, então fica mais fácil de cortar o tecido. É um pouco cara, mas vale o investimento: se cuidar bem, ela dura muito!

 

2. Tesoura de arremate

arremate

Essa tesourinha é uma mão na roda! Elas serve para cortar restinhos de linha enquanto você está costurando. Como você não precisa necessariamente enfiar o dedo pra cortar (só apertar que a mola abre a tesoura de novo) tudo fica mais rápido. Acredite: Cortar os pedacinhos de linha que sobram de uma costura é MUITO importante. Se, sem querer, você enroscar um fiozinho desse na costura da máquina, vai abrir um caminho de rato no tecido e você pode até perder a peça!

Como tirar medidas para calças

A Cris Policeno fez um excelente guia rápido sobre como tirar medidas corretamente para calças no Flickr dela e gentilmente postou no Grupo do Como Faz.

Cris, parabéns pelo guia e muito obrigada por compartilhar. Muita gente tem dúvidas sobre isso e suas instruções, com desenhos, ficaram super simples e claras.

tirando medidas