Como esse passo-a-passo ficou muito grande, vou postá-lo em partes. Ontem, mostrei como calcular as medidas e fazer o bolso. Hoje, no segundo, vou mostrar como montar a saia, com o forro e a cintura. E amanhã, as faixas da cintura e como pregá-las.
O erro
No meu planejamento inicial, eu tinha a idéia de pregar na barra desse avental um bordado inglês vermelho que tinha sobrado por aqui. Ao invés de conferir, sai cortando e costurando. Imagine só o que aconteceu?
Claro que quando eu fui pregar, não era suficiente.
Para não desanimar e deixar o projeto de lado, como solução paliativa, cortei mais uma faixa da estampa contrária e preguei na barra da peça da frente do avental.
Existem outras maneiras bem mais simples e com melhor acabamento de usar o tecido do forro para fazer essa barra, mas como já estava tudo cortado, não tinha mais muita saída… :crazy:
Enfim, no próximo tutorial ensino como fazer essa dobra de uma maneira mais inteligente. :>>
Voltando ao avental e sua saia
Chega de história triste! Vamos continuar!
Coloquei as duas peças da saia, uma sobre a outra, frente com frente.
Prendi com os alfinetes…
… e costurei o lado direito, a barra e o lado esquerdo. Deixando aberto só a cintura.
Ficou assim:
Vamos franzir?
Você pode alinhavar a cintura toda ou passar na máquina comum ponto bem largo. O mais largo que você tiver.
Eu fiz na máquina:
Se optar pela máquina, você vai puxar só um dos fios. Se alinhavar a mão, vai puxar o único fio que você vai ter, claro…
Não esqueça de ir puxando o franzido pro resto da saia, nem de ver se não está ficando franzido demais. Se ficar franzido demais, além de desconfortável pra usar, a saia também vai ficar pequena na largura.
Agora a cintura:
Preferi pregar uma entretela na peça da frente pra ficar mais segura. Só não preguei nas duas porque a minha máquina não ia aguentar costurar duas entretelas mais a saia dupla e franzida.
Frente com frente…
Essa peça deve ser costurada só em cima. Os lados e a parte de baixo ficam abertas.
Aproveitando a entretela, dobre cerca de 1 cm a parte aberta da peça na largura. Ela vai servir pra pregar a saia franzida.
Como a saia ficou menor do que a cintura por causa do franzido, comecei a pregar os alfinetes mais afastado da borda. Essa sobre vai ser usada depois, pra fazer o acabamento da entrada das faixas.
Ficou assim:
Aí chegou a hora de costurar…
Foi difícil que só, mas deu tudo certo.
Como o outro lado da cintura não tinha entretela, pra dobrar o mesmo 1 cm usei a ajuda do ferro de passar.
Preguei do outro lado…
… e costurei.
Amanhã acabo! Falta só fazer as faixas e pregá-las na cintura. Não vai perder, hein?
Veja também:
Isso que é tutorial de avental hein?! Excelente!!! Ficou tudo muito lindo… maravilhoso o post… continue com essa qualidade!! Parabéns!
é muito bom poder aprender com vcs,recentemente fiquei desempregada,e a saída pra mim foi aprender algo novo.
e acreditem estou adorando esta expeciência.
Além de ter uma nova renda.
obrigada pela oportunidade.
1 Trackbacks e Pingbacks
[...] primeiro, vou mostrar como calcular as medidas e fazer o bolso. Amanhã, no segundo, vou mostrar como montar a saia, com o forro e a cintura. No último, as faixas da cintura e como pregá-las. Meio [...]
Faça seu comentário