Este post é o post 1 de 6 da série Tudo sobre tecidos

Tecidos, gente, quem não ama? Pois então… Tanta coisa pra falar que eu não sabia nem por onde começar. Por fim, vamos fazer o seguinte: Pra organizar todas as informações, vou classificar nossos paninhos por construção, composição e usos. Neste primeiro post, o assunto é construção. A construção é o processo usado para fazer tecido. No segundo post, o assunto será composição, ou seja, do que ele é feito. Pra terminar, vamos discutir um pouquinho os usosdos tecidos, mas vamos discutir mesmo: quero que cada um dê a sua opinião sobre qual o tecido mais indicado para qual tipo de projeto, ok? Não vou prometer um por semana, porque seria loucura, mas prometo me engajar na pesquisa e nas entrevistas! :) Palavra de escoteira. Vamos lá…

 

Tecido plano – Processo de tecelagem

É feito entrelaçando os fios de da trama e do urdume.

 

tecidos-art-fio

O processo tem três passos: 1. Abertura da cala: Formar a manta do urdume fazendo duas camadas, uma mais alta e uma mais alta. 2. Inserção da trama: Por baixo da manta do urdume ou por cima da manta do urdume. 3. Batida do pente: Quando o tecelão ou a máquina junta os fios da trama que foi inserida. A abertura da cala é o que define o ligamento do tecido, ou seja, o ligamento (ou padrão) do tecido é definido acordo com a escolha dos fios que vão estar na camada mais baixa e na camada mais alta do urdume. Existem alguns ligamentos básicos de tecelagem: Ligamento tela ou tafetá É o mais simples. A trama do ligamento tela cruza o urdume passando um fio por cima e um fio por baixo, sucessivamente. Na volta, urdume que estava por cima, fica por baixo. Quanto mais grosso for o fio e quanto mais próximas estiverem as carreiras, mais firme será o material. Entre os tecidos de ligamento tela estão o chiffon, o mousseline, a organza, o shantung e o tafetá.

tecidos-tafeta

 

Ligamento sarja

O ligamento sarja tem uma repetição mínima de três fios de urdume e de trama, formando uma diagonal.

tecidos-Padr21

O entrelaçamento diagonal é bem mais firme que o ligamento tela. Essa firmeza também deixa o ligamento sarja mais resistente a sujeira, mas torna lavagem mais difícil. Entre os tecidos com ligamento sarja estão o brim, o denim/jeans, a sarja, o tweed e o gabardine. No avesso desses tecidos você vê claramente a diagonal.

tecidos-sarja

Veja também: