De volta com a série *Quero aprender a costurar*!

Se você está começando a costurar, com certeza já tem uma fita métrica.

E não adianta achar que vai conseguir começar com uma régua ou uma trena porque além de custar super barato e achar em qualquer lugar, cada coisa no seu lugar, hein???

grd_215674_FITA MÉTRICA

Normalmente, as fitas métricas vem com a medida em centímetros de um lado e em polegadas do outro. Não subestime as polegadas: todos os tutoriais e moldes gringos que você encontrar na web trarão medidas em polegadas. Mais fácil do que converter as medidas, é se render a elas: vire a fita e mande bala!

Mas antes de começar a trabalhar com polegadas é melhor se familiarizar com as frações. Achei esse gráfico no Sew4Home e me ajuda bastante. Até imprimi e guardei aqui no estúdio. Assim não preciso ficar pensando muito na hora de cortar :)

Tudo sobre fitas métricas

Falando em dicas para melhorar a produtividade na hora de trabalhar com medidas, aquela fita métrica com adesivo, para colar na mesa da máquina de costura, também ajuda muito. Se não tiver na sua cidade, essa dica do Superziper, de pregá-la com tachinhas, também funciona muito bem.

Tudo sobre fitas métricas

A última dica é carregar sempre uma fita métrica com você. Ajuda na hora em que você encontra aquele retalho que vai ficar lindo como um detalhe ou aplique no projetinho que está te esperando em casa ou para se certificar de que o tamanho do botão é esse mesmo. Essa dica é tão útil que até aplicativo de iPhone de fita métrica já tem.

Tudo sobre fitas métricas

Esse aí é o Ruler. Free na App Store.

Eu diria que fita métrica nunca é demais. É sempre bom ter mais de uma por perto e se, por um acaso, você tiver fitas demais, pode fazer um broche como esse!

Tudo sobre fitas métricas

Veja também: